Tem que haver
um sentimento
de paixão pela arte.
Para que haja
uma comunicação ideal,
você sabe,
você tem que chegar
perto da verdade,
de qualquer coisa.
Você tem que ser capaz
de se dirigir
aos Quatro Espíritos,
pelo menos.
Tem que haver algo lá
para o coração;
tem que haver algo lá
para o intelecto;
tem que haver algo
para a sensação
e a sensualidade;
deve haver ainda
algo bem direcionado,
de maneira
breve e clara.

JONI MITCHELL
Intervista BBC2 Grey Old Whistle Test (1985)

Seja lá
o que foi
que eu senti,
foi o elo mais fraco
no meu projeto anterior
que me deu
a inspiração
Para o próximo.

JONI MITCHELL

Na verdade,
uma parte significativa
da Arte Contemporânea
não é interessante.
A obsessão pela originalidade
cria um tipo de trabalho
que pode ser original,
mas nada interessante (...)
É arte,
mas não é surpreendente
e não lhe proporciona admiração
ou surpresa.
Eu acho que em algumas áreas,
na música
Principalmente,
um retorno ao classicismo
parece ser necessário,
para frear
essa busca estéril
da originalidade.

STANLEY KUBRICK
Intervista de Michel Ciment (1972)

A cor não deve ser diferente da voz,
que começa num sussurro e acaba num grito.
A cor jamais deveria ser usada
sem uma razão específica,
e certamente nunca para se mostrar.
A cor é tão importante quanto o ator,
Desenvolvendo um papel bem defino
em toda a cena.
A cor é, de fato, um dos principais atores
da trama, e não somente parte da cenografia.

ALFRED HITCHCOCK
Intervista de Virginia Wright
Artigo sem data (Hollywood Citizen News)

 

Um pintor
alcança o seu melhor
por causa da sua
qualidade juvenil (...)
A razão pela qual -acho eu-,
os pintores vivem longas vidas
é porque eles permanecem infantis
-isso acontece mais em pintura
do que em qualquer outra arte-,
eles não crescem,
nunca alargaram seus pincéiss,
pois quando uma pintura
está no seu melhor,
ela deve rejuvenescer as pessoas.
É o trabalho de um jovem,
de qualquer jovem eterno.
Você deve provocar
um certo "oooh",
que deve fazer você querer ter
todos os seus pincéis,
se isso realmente é pintura
(uma boa pintura que você vê),
mais do que
qualquer outra coisa.

JONI MITCHELL
Intervista de Jeff Plummer
& Marty Gets (1989)

Eu não acho
que uma obra de arte
tenha jamais tido
outra responsabilidade,
além de ser uma obra de arte.
Claro que existe,
e sempre existiu,
uma certa controvérsia
sobre o que uma obra de arte
realmente é (...)
Segundo Johnson,
a arte deve tornar a vida
mais agradável ou suportável.
Eu acrescentaria
uma outra qualidade:
uma obra de arte
é sempre emocionante
e jamais deprimente,
seja qual for
o seu tema.

STANLEY KUBRICK
Intervista de Philip Strick &
Penelope Houston
Sight and Sound - (1972)

James Joyce
escreveu uma bela frase:
"Os erros de um homem
São os seus portais
da descoberta".
Se você souber
se aproveitar
dos seus próprios erros,
você acrescenta
uma nova dimensão
ao que você faz.

STANLEY KUBRICK
Intervista de Michel Ciment (1976)

Você sabe,
você cria algo
com uma certa intenção
naquele determinado momento,
mas uma vez que
você o lançou,
ele está realmente na mão
de outras pessoas,
que vão interpretá-lo
ou vê-lo do seu jeito.
Você sabe, é como em pintura,
quer dizer,
eu tenho certeza
que metade do tempo as pessoas
olham para uma pintura,
e eles não têm a menor idéiado
que o artista estava
realmente pensando,
mas eu acho que isso não importa.
Eu acho que se você pode obter
algoa partir disso,
se é instigante,
se isso te faz sentir
alguma coisa,
então eu acho
que é uma conquista.

KATE BUSH
Intervista de Ken Bruce (2011)

Eu não faço
a arquitetura
que esperam de mim,
eu faço a arquitetura
que eu gosto.

OSCAR NIEMEYER

Não há nada pior do que regras.
Só servem para ser quebrada.

OSCAR NIEMEYER

Eu acredito
que uma total má vontade
em cooperar
é o que é necessário
para ser um artista
-não por razões perversas,
mas para proteger
sua visão.
As considerações
de uma empresa,
especialmente agora,
não têm nada a ver
com arte ou música.
(...)
A maior parte da arte
Criada nesta cultura particular
(de hoje)
é superficial
e chocante (...)
Quando o dinheiro
e a arte se encontram,
há muita dor,
a dor da ignorância,
e eu não quero
me encontrar
Com essa ignorância
novamente.

JONI MITCHELL
Intervista de Robert Hillburn para o jornal
Los Angeles Times (2004 )

O cara
que está batalhando
é sempre
uma figura desprezada
na nossa cultura.
Porque ele é visto
como um ninguém;
(...)
E mesmo que eles
pensem que
ele pode ter
algum talento,
eles geralmente
temem acreditar
nos seus
própios julgamentos
apoiando um desconhecido.
Assim ninguém
Continua sendo
ninguém.

DOUGLAS KENNEDY
Trecho do livro
(«The Big Picture»)

Dizem que é virtude
concordar com o próximo.
Mas aquele que cria
é o homem que descorda.

Dizem que é virtude a união.
Mas aquele que cria
é o homem que se coloca
só.

AYN RAND
Trecho do livro "A Nascente"
(«The Fountainhead»)

Se és capaz crer em ti
quando estão todos duvidando,
E para esses no entanto
achar uma desculpa

Se você pode se encontrar com
O sucesso e o desastre
E tratar esses dois impostores
Da mesma maneira

Então a Terra é sua
E tudo o que está nela também
Melhor ainda, eu sei que
Você ficará bem, você ficará bem

Porque você é um lutador,
Pode ver além.
Porque você é um lutador,
Pode ver além.

JONI MITCHELL
«If»
(álbum «Shine» - 2007)
Sobre poema de Rudyard Kipling